terça-feira, 25 de novembro de 2014

O Problema do Sofrimento - Parte III



Até agora vimos como o sofrimento é algo pelo que passaremos, mas nunca sozinhos, "Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas enfermidades, mas que tem sido tentado em todas as coisas à nossa semelhança, mas sem pecado." Hebreus 4:15.
Vimos que o Salmo 88, como um salmo messiânico, mostra os sofrimentos do Messias, que são muito superiores aos nossos. Não precisaremos passar pela separação e abandono que Cristo passou. Vimos, também, que Deus nos dá conforto e esperança durante a tribulação.

Vamos aos últimos pontos extraídos do biblecast:

Quinto Ponto; a vida humana não é nada em comparação com a eternidade, ou seja, os sofrimentos vividos aqui são nada em comparação com a glória porvir.
Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês". Mateus 5:11-12

Corte um milímetro de uma corda de um quilômetro, qual a diferença que a corda sofreu? muito menor é a nossa vida em relação à eternidade. Com esse argumento, os pastores reafirmam um conceito repetido diversas vezes na bíblia, o da recompensa celestial. Todo sofrimento que passarmos aqui é nada em relação à gória futura, ao fato de que viveremos para sempre em um lugar onde "não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor" Apocalipse 21:4.

Porém, nós só conhecemos esses nossos dias, por isso, como diz o texto que encima essa postagem, Cristo compreende nossa realidade, pois a viveu, o que nos leva ao sexto ponto:

Os sofrimentos de Cristo foram muito maiores do que os nossos, motivo pelo qual nós "não podemos dizer a Deus que estamos sofrendo demais"
O fato dos sofrimentos de Cristo terem sido muito superiores aos nossos confirmam que não precisamos passar pelo que Jesus passou, ou seja, chorar longe do Pai, estar separado de Deus.
Nesse ponto, é importante ressaltar que dizer que Deus está ao nosso lado mas não se demonstra é o mesmo que dizer que Ele não está. Cristo não sentiu a presença de Deus na cruz, ainda que Deus estivesse ali com ele.
Agora, há uma diferença muito importante entre lamentar e murmurar.
O livro de Jó contém uma série de lamentações do personagem, há inúmeros salmos, como o 88, em que o salmista se queixa, ora do progresso dos ímpios, ora da desgraça iminente que ameaça sua vida. O próprio Paulo, em sua segunda carta aos coríntios nos conta que: "Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida. 2 Coríntios 1:8".
Jesus nos diz que "Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Mateus 5:4".

O problema está em murmurar, ou reclamar, desconfiar de Deus.
Enquanto o lamento humilde nos aproxima de Deus, a murmuração nos afasta dEle, inverte a relação de senhorio e nos faz julgar a Deus. Nesse sentido, não podemos mesmo dizer a Deus que estamos sofrendo demais. Não porque Cristo sofreu mais, mas porque Ele tem cuidado de nós e fará o que é melhor para nós. Esse cuidado se revela no consolo que recebemos da bíblia, nos eventos, aparentemente comuns, que amenizam nosso sofrimento ou nos ensinam a passar por ele, no apoio recebido das outras pessoas quando estamos mal.
Certamente você já viveu isso, já recebeu uma "boa palavra dita a seu tempo". Esses são milagres de Deus, brisas suaves de seu supremo cuidado.

Isso nos leva ao útimo ponto:

Assim como Cristo sofreu por nós, nós vamos e devemos sofrer pelos outros, pois viver pelos outros é sofrer.
Amar é dar, é se entregar e isso, com certeza, vai nos fazer dar muitas caneladas por aí. Nesse ponto, sou completamente concordante com os Pastores e sugiro muito que você ouça o Biblecast #117. O paradigma de Cristo é viver segundo os passos dEle e, para isso, é necessário parar de pensar em si mesmo e viver pelos outros, entregar-se pelos outros e sofrer pelos outros.
Não estamos falando em largar tudo e sair por aí como um eremita. Há o Apóstolo, enviado, mas também há o Presbítero, que fica. Ambos tem espaço na Igreja e são muito importantes.
O chamado de Cristo, porém, é para que estejamos prontos a deixar tudo, a buscar, primeiro, o Reino de Deus, sendo todas as outras coisas secundárias.

Pois bem, essas foram as considerações a respeito  do que Eu entendi do Biblecast #118. O programa não é nenhum tratado teológico e tem uma linguagem bem descontraída e divertida (apesar do tema sombrio).

Logo mais faço algumas considerações sobre o mesmo tema, que apareceu no Cristãos Cansados, no Cronicast #27.

Um comentário:

  1. Eder, em primeiro lugar o Salmo 88 não é só um Salmo Messiânico. Isso é interpretar de maneira inadequada a Bíblia. Toda profecia clássica tem seu cumprimento local e futuro ao mesmo tempo. Todos os Salmos messiânicos (e esse não é o único) são assim. Podem ser compreendidos no seu contexto imediato e futuro. Por exemplo o Salmo da entronização de Davi (imediato) é também um que fala da entronização do Messias (futuro). Um não anula o outro. Portanto esse argumento de que o Salmo é só de Cristo é inválido. Outra coisa é que o Salmo é SAPIÊNCIAL. Portanto pretende ensinar uma lição importante da vida. Se for apenas Messiânico que lição há para se aprender? Ainda mais considerando a heresia dita, de que o que é de Cristo não pode ser aplicado para nós. Negativo. Tudo o que Cristo viveu, podemos viver desde o poder a morte. Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Mateus 10:24

    Essa afirmação não é bíblica e carece de embasamento: “O fato dos sofrimentos de Cristo terem sido muito superiores aos nossos confirmam que não precisamos passar pelo que Jesus passou, ou seja, chorar longe do Pai, estar separado de Deus.”

    Outra coisa, a própria bem-aventurança que fala do choro está remetendo TUDO para o céu e a plenitude do Reino de Deus. Os que choram serão consolados quando? No mesmo dia que os Mansos herdarem a Terra e os que tem fome e sede de Justiça serão saciados. NÃO É AQUI e AGORA.

    Valeu Eder, pela oportunidade de tentar responder sistematicamente a compreensão do episódio.

    Não tem nenhum problema em fazer o que vc fez. Ao contrário. Vejo a importância disso, de se pensar e considerar tudo! Isso é excelente. Confesso que como humano me irrito ao ver minhas palavras mal interpretadas as vezes, mas isso além de ser um problema meu, minha falha, faz com que eu me irrite mais comigo, porque falhei em comunicar. De qualquer maneira obrigado pela oportunidade. E siga em frente. A gente cresce junto buscando a Cristo. Grande abraço!

    ResponderExcluir